Dicas para quem usa prótese dentária

Dicas para quem usa prótese dentária

Com a colocação da prótese dentária, a rotina do usuário sofre algumas alterações. E, por isso, alguns hábitos devem ser modificados ou adotados, principalmente na fase de adaptação. Reunimos algumas dicas que vão te ajudar a conviver melhor com a prótese, garantindo conforto, os melhores sorrisos e a saúde da sua boca.

Visite anualmente o seu dentista: as visitas ao dentista devem ser periódicas.
Assim, o profissional consegue acompanhar o tratamento de forma eficaz e verificar possíveis danos na prótese, como desadaptações, por exemplo.

Atenção redobrada durante a higienização: o manuseio da prótese durante a higienização requer muito cuidado. Segure de maneira firme ao escovar, pois a queda pode provocar trincas e fratura. A higienização da prótese removível deve ser feita sempre após a alimentação e de preferência com detergente neutro. Alguns cremes dentais possuem em sua formulação, abrasivos que podem remover o brilho e o polimento superficial da prótese.

Dormir sem a prótese: dormir preferencialmente sem, para que a mucosa de suporte descanse das pressões exercidas durante o dia.

Treine sua dicção: após o uso da prótese é comum sentir incômodo na fala, especialmente na fase de adaptação, por isso, você deve treinar sua dicção. Uma exercício simples e que ajuda muito é a prática de leitura em voz alta.

Validade da prótese: fique atento ao tempo de uso da sua prótese removível, pois ela tem validade, sendo necessária a troca em um tempo médio de cinco anos devido ao desgaste natural dos dentes.

Alimentação: inicialmente, após o uso da prótese é necessário ingerir alimentos mais macios para melhor adaptação.

Adote as dicas e garanta o seu bem-estar e conforto com o uso da sua prótese. Visite regularmente seu dentista de confiança.