Por que é importante cuidar da polpa do dente?

Você sabe qual a importância da polpa dentária para a nossa saúde bucal? Vamos desvendar um pouco sobre esta peça chave do nosso dente! A polpa é um tecido mole que ocupa a parte central do dente, onde estão localizados os nervos e os vasos sanguíneos. Ela é responsável por manter a vitalidade da dentina (substância que forma o corpo do dente). Como é uma região muito sensível, os cuidados devem ser redobrados!

Quando as cáries atingem essa região, ocorre a inflamação da polpa dentária e sentimos dor. Geralmente são causadas pelas cáries, problemas periodontais ou algum trauma forte. O paciente costuma sentir incômodos durante a mastigação e a infecção pode causar outros prejuízos à saúde. Se não forem tratadas, as lesões infecciosas podem provocar uma necrose pulpar.

Também há casos em que o paciente não sente nenhum sintoma. Quando o problema for descoberto, a degeneração está avançada e o dente precisa urgentemente de tratamento.

Em casos mais graves, o tratamento de canal é a melhor opção para cessar essa infecção. Neste procedimento, a área afetada é removida – processo chamado de pulpectomia – e, em seguida, os espaços serão preenchidos e selados permanentemente.

Quando a lesão é consequência de um trauma, o recomendável é agendar uma consulta o quanto antes para não haver complicações futuras. Quer ficar livre de qualquer problema na polpa? Visite o dentista regularmente para não deixar nenhuma cárie evoluir! Invista em uma boa higienização diária.