Cuidados após realizar um tratamento de canal

Cuidados após realizar um tratamento de canal

Alguns procedimentos odontológicos exigem cuidados especiais, certo? Com o pós-operatório do tratamento de canal não é diferente. O paciente deve seguir as orientações prescritas pelo dentista para uma recuperação mais rápida e também evitar futuras complicações, como a possibilidade de fratura da coroa.

Confira algumas dicas importantes após um tratamento de canal:

Evite alimentos sólidos

Os alimentos sólidos podem ferir a área trabalhada: evite nas primeiras horas! Escolha uma alimentação mais líquida ou pastosa e abuse de vitaminas, purês, sopas, caldos e alimentos mais macios. O ideal é não mastigar com o dente tratado até a restauração definitiva.

Cuide da higiene normalmente

Mesmo após o canal, os cuidados com a higiene bucal não devem ser esquecidos, viu? Escove bem os dentes e utilize o fio dental com cuidado para não machucar a região.

Tome analgésico (caso sentir dor)

A dor e a sensibilidade no local podem ser comuns. Nesse caso, o paciente pode tomar algum analgésico indicado pelo dentista para minimizar o desconforto. Se a dor persistir, procure um profissional para a reavaliação do seu caso. Só não tome nenhum medicamento sem indicação.

Faça controle a cada 6 meses

As visitas após o tratamento de canal são importantes para verificar se a restauração está bem adaptada, principalmente se o dente tratado tiver lesões. Assim, o dentista pode fazer um diagnóstico preciso e observar por meio de exames radiográficos como está a situação.

Não deixe de comparecer ao dentista caso haja alguma reação adversa e faça o acompanhamento após o procedimento. Cuide-se!