OS PIORES HÁBITOS QUE ESTRAGAM OS SEUS DENTES

Cuidar da saúde bucal vai muito além das escovações diárias recomendadas por dentistas. Além de dedicar tempo e esforço à atividade, principalmente após as refeições, é preciso ficar de olho em alguns hábitos corriqueiros que prejudicam os dentes, mas passam despercebidos em muitas ocasiões.

- Abrir embalagens com os dentes
Apesar de muito comum, o hábito de abrir embalagens ou mesmo a garrafinha de água com os dentes não é nada saudável para a saúde bucal. A força excessiva utilizada no gesto pode estressar a estrutura dos dentes, causando fraturas e trincas. Além disso, a embalagem pode permanecer intacta, às custas de um dente bem dolorido. Melhor poupar o estresse e ter ao alcance das mãos qualquer outra ferramenta, como uma tesoura.

- Morder tampas e pontas de canetas
Assim como abrir embalagens com a boca, forças excessivas e hábitos parafuncionais (involuntários) frequentes acabam causando um estresse excessivo e anormal na estrutura do dente e do periodonto, podendo causar trincas ou fraturas. Além disso, o hábito força a musculatura da mastigação com movimentos repetitivos, o que pode gerar dores e disfunções musculares e articulares.

- Roer as unhas
O atrito repetitivo acaba levando ao estresse de algumas estruturas dos dentes, que tendem a apresentar trincas e fraturas com mais facilidade, além de contribuir para a retração da gengiva e até a reabsorção radicular do dente, ou seja, um "encurtamento" da raiz do dente. E tem mais: o estresse causado pelo ato de roer as unhas pode piorar dores musculares devido ao esforço e tensão progressivos durante a mastigação.

- Café e vinho em excesso
O problema desse hábito não está nas bebidas em si, mas nos corantes presentes em cada uma delas. Tanto o café como o vinho podem, com o tempo, deixar os dentes com um aspecto envelhecido. O consumo em excesso dessas bebidas leva à pigmentação dentária, já que os corantes podem manchar o esmalte dos dentes e escurecê-los com o tempo.

Os efeitos causados por café e vinho em excesso podem ser ainda mais profundos. Como o esmalte dos dentes é permeável, corantes de vinho e café podem acabar atingindo camadas mais profundas da estrutura dentária, tornando a recuperação da cor original, quando possível, muito mais complexa e trabalhosa. Por isso, é fundamental escovar os dentes ou enxaguar a boca com água após consumir bebidas muito pigmentadas.

- Refrigerantes e açúcar
A sabedoria popular diz que nada em excesso faz bem. No caso de refrigerantes e outras bebidas açucaradas, o cuidado deve ser redobrado, principalmente quando avaliamos o impacto na saúde dos dentes. O açúcar em excesso pode acabar com tecidos importantes para a proteção dos dentes, como o esmalte e a dentina, devido a formação de cáries.

- Palitar os dentes
O atrito de instrumentos externos, como no caso dos palitos de dente, pode gerar perdas substanciais de estrutura dental, desgastando o esmalte, além de machucar a gengiva. Isso, aliás, pode causar a sua retração e expor a raiz dos dentes. Apenas o fio dental pode ser utilizado para fazer a limpeza entre os dentes de forma confiável e segura.

- Sucos ácidos
A ingestão excessiva de sucos cítricos contribui para a desmineralização do esmalte dos dentes, graças à acidez natural das frutas cítricas.