É POSSÍVEL COMER NORMALMENTE COM AS PRÓTESES?

Uma maneira eficaz de devolver o sorriso completo à boca é a colocação de prótese dentária. O método consiste na substituição de um ou mais dentes ausentes. Dessa maneira, ela consegue promover a reabilitação da função,estética e fonética.

Entretanto, será que é preciso mudar a alimentação?

Posso comer normalmente com a prótese dentária?

É importante saber que existem dois tipos de próteses dentárias: as removíveis e as fixas.

Sabemos que dependendo do tipo de prótese, existem variações, como por exemplo, a potência mastigatória e a estabilidade da prótese. Por isso, a eficiência mastigatória dependerá de qual você usa. Por exemplo, uma removível é menos estável do que uma prótese fixa ou sobre implante.

Existem alimentos que devem ser evitados no uso de prótese dentária?

Não há uma proibição quanto aos alimentos. No entanto, no início é importante selecionar o que vai comer. É necessário um período inicial de adaptação para que se acostume a mastigar com a prótese antes de mastigar alimentos duros.

Outro ponto a ser destacado é a ingestão de doces pegajosos e pães, que são capazes de deslocar a prótese. Pensando nisso, o avanço da odontologia trouxe a implantodontia. Ela faz com que a mastigação desses pacientes seja semelhante à de pessoas com a dentição natural. Isto ocorre porque o método recupera a estabilidade e eficiência mastigatória.