SINTOMAS DO CÂNCER DE BOCA QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR

Toda doença que tem como característica o crescimento celular descontrolado, gerando células anormais neoplásicas e com a capacidade de invadir outros órgãos, é chamada de câncer. Quando acomete a cavidade bucal e os lábios, recebe o nome específico de câncer de boca.

As regiões mais afetadas são a parte posterior da língua, o assoalho bucal, as bochechas, as gengivas, o céu da boca e a região de trígono retromolar, aquela que fica atrás dos dentes molares.

Os sintomas do câncer de boca, como será visto a seguir, são sutis. Por isso, é comum que a doença seja detectada em um estágio avançado. Provavelmente por ser indolor e pela falta de informação, as pessoas demoram mais para procurar um profissional.

Quanto mais inicial o estágio em que o câncer seja diagnosticado, maiores as chances de cura. Ao notar qualquer um dos sintomas, deve-se consultar um cirurgião-dentista especializado em estomatologia, um otorrino ou um clínico geral. Não é preciso esperar um conjunto de sintomas. Apenas um, isoladamente, já é motivo suficiente.

Atenção aos sintomas:

- Ferida que não cicatriza em duas semanas
É comum não dar atenção, achando que é apenas uma afta insistente, mas qualquer lesão desse tipo que não se cure em 14 dias é um sintoma de câncer de boca.

- Aumento do volume da gengiva ou da língua
Não é da natureza da gengiva ou da língua ter o volume aumentado sem motivo. Se isso ocorrer, um especialista deve ser procurado.

- Sangramento repentino em qualquer lugar dos lábios ou da boca
A não ser que tenha acabado de haver um acidente na região - uma batida em alguma superfície, por exemplo -, não é normal a boca sangrar, mesmo durante uma escovação mais forte. Todo sangramento deve ser investigado.

Muitos estão relacionados a lesões benignas, por isso a avaliação clínica é necessária para um melhor diagnóstico. A maioria dos sangramentos de gengiva é relacionada a gengivites e periodontites, mas isso tem que ser confirmado por um dentista.

Destacam-se as placas esbranquiçadas ou avermelhadas, assim como as manchas enegrecidas, como sinais de alerta para o câncer de boca. São lesões pequenas, elas normalmente têm entre 0,5 cm e 1,5 cm de extensão.

- Mancha branca e/ou úlcera no lábio
São sintomas de câncer específico nos lábios manchas brancas e úlceras. É importante verificar rapidamente se é uma lesão cancerígena, para iniciar o tratamento e evitar a metástase (a migração) para outras partes da boca.

- Nódulos na boca e/ou no pescoço
Caroços são sintomáticos para o câncer como um todo. Quando localizados em algum lugar da boca ou do pescoço, como apontado por Carina, são sintomáticos para o câncer de boca.

- Desconforto no uso de próteses que já eram usadas
A prótese dentária - uma jaqueta, ponte ou dentadura - é feita sob medida, para ser confortável. O normal é que ela seja usada sem dores por muito tempo e só seja trocada caso quebre ou sofra um desgaste grande com o passar dos anos. Se algo começar a incomodar, é preciso checar o que está acontecendo.