DENTES COM TRAUMA PRECISAM DE TRATAMENTO DE CANAL?

Há muitos casos de pessoas que sofrem algum tipo de traumatismo dental. Esses podem acontecer em uma queda, um acidente automobilístico, entre muitos outros. Os dentes podem sofrer só o trauma ou podem ser avulsionados (sair fora do alvéolo), necessitando de um reimplante do elemento.

O que pode acontecer quando ocorre o trauma? Às vezes não acontece nada, e os dentes permanecem sem qualquer alteração. Mas há casos em que ocorrem mudanças que se faz necessário o tratamento de canal. Essas mudanças podem acontecer logo após o trauma ou mesmo após muitos anos que aconteceu. Nos casos de reimplantes, o tratamento de canal é sempre necessário.

E quais são essas mudanças? O dente pode apresentar mudança de cor, geralmente um escurecimento da coroa dental, dor, inchaço, aparecimento de fístulas (aquelas bolinhas de pus na gengiva) e mobilidade. Em casos mais graves, pode ocorrer reabsorção interna ou externa do elemento dental ou até fraturas de raiz, o que infelizmente leva a perda do dente.

Quando há o trauma, procure um dentista para que faça uma avaliação clínica e radiológica. Se não tiver nenhuma alteração aparente, recomenda-se observação e, se necessário, medicação para dor. Quando ocorrer alguma mudança, procurar novamente o dentista para reavaliação e provavelmente será necessário um tratamento de canal.

Agora se o dente apresentar mobilidade é necessário fazer uma contenção até que o dente se restabeleça, cuidados básicos passados pelo dentista e medicação. Após isso, reavaliação e observação.

Nos casos em que ocorrer fratura da raiz ou reabsorção tanto interna quanto externa ( o que pode acontecer mesmo depois do tratamento de canal), é indicado a extração do dente e posterior realização de implante ou uma prótese.

Em todos os casos, procure um cirurgião dentista para uma correta avaliação e um tratamento adequado para cada caso.