O QUE SÃO AS PRÓTESES OVERDENTURE?

A prótese overdenture, também conhecida como sobredentadura, é uma prótese total (ou seja, para os pacientes que perderam todos os dentes), removível e fixada em dois ou quatro implantes na maxila e mandíbula.

Podemos dizer, de maneira bem simples, que a prótese overdenture funciona como uma dentadura porém ela é fixada por barras e clipes, dando maior estabilidade, retenção, segurança e conforto ao paciente.

Esse tipo de prótese é feita em acrílico. A principal diferença em relação à dentadura tradicional é justamente a presença dos clipes, que ajuda a encaixar e a sustentar melhor a prótese.

Geralmente, as próteses overdenture são indicadas para as pessoas que têm pouca estrutura óssea e que apresentem, por exemplo, dificuldades para higienizar as próteses fixas — algo que pode acontecer com a idade mais avançada ou a presença de outras condições de saúde, como a artrite.

Algumas características desse tipo de prótese são:

- Custo menor que as demais opções;
- Menor número de implantes;
- Oferece melhor suporte aos tecidos moles (lábios e bochechas), favorecendo a estética, principalmente nos casos de pacientes que sofrem com perdas de dentes há muitos anos ou perderam por condições severas, como infecções, que levaram a grandes perdas ósseas;
- Facilidade de higiene, já que a prótese pode ser removida.