COMO TRATAR ABSCESSO DENTÁRIO?

Quando existe uma irritação bucal, bactérias podem entrar e causar uma infecção. Às vezes, você verá um inchaço doloroso repleto de pus (um líquido grosso e amarelado). Se o pus não for drenado, a área ficará mais inchada e dolorida. Isso é conhecido como abscesso.

A maioria dos abscessos são doloridos, por isso as pessoas geralmente procuram tratamento imediatamente. Por vezes, a infecção causa pouca ou quase nenhuma dor. Se esse problema não é tratado, a infecção pode durar meses ou até mesmo anos. Ela não irá desaparecer sozinha, então é importante não ignorar os sintomas e procurar ajuda profissional.

Se a infecção não é tratada, ela pode prejudicar o dente e o osso adjacente. Um canal pode se formar através do osso e da pele para permitir a drenagem do pus. Esse canal é chamado de fístula. Você pode ver ou sentir essa saída dentro da sua boca. Ela se parece com uma espinha. Se você tiver pus sendo drenado através de uma fístula, poderá sentir um gosto desagradável na boca.

O acúmulo da pressão no abscesso é o que causa a dor. Drená-lo por meio de uma fístula reduz a pressão. A dor desaparecerá, porém, a infecção ainda precisará ser tratada. Em casos raros, a infecção se espalha para todo o corpo através da circulação sanguínea e linfática e gera sérios problemas de saúde.

Se a fístula estiver formada, seu dentista a rastreia até encontrar a fonte da infecção. Para isso, ele insere um pedaço flexível e fino de material dentro da fístula, a fim de conseguir efetuar um raio x um raio-X e identificar o local local em que a fístula se encontra. Uma vez que seu dentista tenha removido a infecção, a fístula geralmente se fecha sozinha.

Se a infecção começou dentro de um dente, o dentista fará um pequeno acesso nele para drenar o abscesso. O dente precisará de tratamento de canal, seguido por uma obturação ou coroa.

Se o abscesso for muito grande ou o dente estiver muito danificado, é possível que você precise drená-lo ou remover o dente. O dentista faz um acesso à região infeccionada, com isso, fornece uma saída para qualquer fluído ou pus. Assim, o risco de propagação da infecção será reduzido.

Seu dentista pode prescrever antibióticos e analgésicos. Esses remédios ajudarão a tratar o problema e a evitar que a infecção se espalhe.

Atenção: Os abscessos são graves porque a infecção pode se espalhar para outras partes do corpo. Contate seu dentista imediatamente para agendar uma consulta.