OS PROBLEMAS DA MÁ ESCOVAÇÃO

Desde à infância, somos ensinados a manter o hábito de escovar os dentes. No entanto, com o passar do tempo, muitos acabam modificando essas práticas e não tomando os cuidados adequados. E assim começam a surgir os problemas decorrentes da má escovação.

Além de nos garantir um sorriso lindo e saudável, uma escovação bem feita pode ajudar a prevenir doenças mais graves. Algumas delas podem causar a perda definitiva dos dentes e até mesmo prejudicar a saúde do coração. Acompanhe conosco neste texto e conheça 5 complicações provocadas pela má escovação.

Mau hálito

O odor desagradável e característico da halitose ou mau hálito é uma consequência de má escovação dos dentes e da falta de limpeza da língua. Esse mau cheiro é causado pela liberação de enxofre decorrente da fermentação bacteriana dos resíduos de alimentos não removidos na boca.

Gengivite

Esse problema surge quando há um acúmulo de placa bacteriana na região da gengiva. Tamanha é a presença e ação desses microrganismos que acaba causando inflamação na gengiva. Por isso, as características comuns dos casos de gengivite são o inchaço, a vermelhidão e até mesmo sangramento na gengiva.

Periodontite

Quando a gengivite não é tratada, o quadro de inflamação evolui para a periodontite. Os sintomas característicos são sangramento excessivo, alta sensibilidade, mau hálito e, inclusive, retração da gengiva. As bactérias conseguem danificar progressivamente a estrutura dos dentes. Se o tratamento não for feito a tempo, pode-se perder o dente.

Cárie

Famosa entre os pacientes de todas as idades, a cárie está relacionada a uma destruição da superfície do dente causada por tipos específicos de bactérias. Elas produzem ácidos que corroem o esmalte do dente e a camada inferior, a dentina. É mais provável desenvolver a cárie nas fissuras da superfície dos dentes posteriores, nos espaços entre os dentes e também na região próxima à linha da gengiva.

Retração das gengivas

Quando se escova de maneira bruta ou usa cerdas que não são macias pode ocorrer um trauma na gengiva. Essa força excessiva feita contra os dentes provoca o descolamento da gengiva, o que permite que as raízes dos dentes fiquem expostas e, com isso, o indivíduo possui bastante sensibilidade na região.

Estas foram algumas dos problemas decorrentes de uma má escovação, além de escovar os dentes regularmente e de forma adequada, é preciso que o paciente reveja seus hábitos de escovação. E então, comece sabendo como escolher uma escova ideal para você, evitando problemas de má escovação.