COMO HIGIENIZAR A PRÓTESE DENTÁRIA

As próteses dentárias precisam de alguns cuidados especiais, para favorecer o aumento de seu tempo útil e diminuir consideravelmente a probabilidade de problemas futuros. Então, qual o procedimento para higienizar a prótese dentária?

A prótese removível pode ser parcial ou total dependendo do quadro clínico de cada paciente. Pode ser retirada e encaixada sempre que necessário ou quando o paciente desejar. É recomendada a sua higienização após cada uma das refeições, para isso retire a prótese (dentadura) e enxágue bem debaixo de água corrente, removendo todos os resíduos alimentares.

Em seguida, utilize uma escova de cerdas macias ou uma escova criada especialmente para esta finalidade, para realizar a limpeza completa por toda sua extensão removendo toda placa bacteriana. Além disso, é recomendável que escove a prótese com sabão neutro (evite o uso de creme dental para escová-la, pois são muito abrasivos), e depois enxágue bem em água corrente.

É muito importante que, faça a sua higiene bucal normalmente, escovando principalmente a língua, a gengiva e o céu da boca com o seu creme dental preferido ou aquele indicado pelo seu dentista.

Esse procedimento ajudará a manter o seu hálito puro, e repita o mesmo processo realizado durante o dia ao se deitar. Depois, coloque a prótese em uma solução de limpeza (ou água filtrada), deixando-a sem uso, para descansar por um período de 6 a 8 horas. Ao acordar, remova a prótese da solução de limpeza e lave-a com bastante água corrente.

Estes procedimentos simples realizados diariamente garantirão a sua saúde bucal. Em caso de dúvidas, consulte com o seu dentista.