Como eu sei se estou com cárie?

A cárie é um problema dental bastante comum e um de seus maiores complicadores é: ela pode não apresentar sintomas! Como podemos, então, identificá-la e preveni-la?

O primeiro passo é entender o que é a cárie. A cárie é a deterioração do dente, normalmente causada pela junção bactéria+má higiene bucal. Outro fator que pode favorecer seu surgimento é o aumento do pH da boca, o que pode ocorrer com a ingestão de alimentos açucarados ou ricos em amido, como doces e refrigerantes.

Apesar de poder ser assintomática em seu estágio inicial, a cárie começa a mostrar sintomas à medida que vai avançando. Primeiro, ela se manifesta em manchas brancas nos dentes. Depois, como os dentes vão perdendo sua proteção natural, eles ficam mais sensíveis. Então, vão se formando cavidades nos dentes, o que ocasiona o surgimento de manchas marrons. Junto com isso tudo, a gengiva fica avermelhada e sangra. Além disso, surge o mau hálito, gosto ruim na boca e a dor.

O tratamento mais comum é a remoção da cárie e a remineralização. Ao retirar a cárie, o dente fica com uma perfuração. Para que não haja problemas com a anatomia dental e com a mastigação, é feita uma restauração naquela área.

No entanto, o melhor tratamento para a cárie é a prevenção. Visite seu dentista regularmente para que, ao primeiro sinal de qualquer problema, seja possível iniciar o tratamento adequado e evitar maiores distúrbios.