Colocar bastante creme dental não é sinônimo de boa higie

Colocar bastante creme dental não é sinônimo de boa higie

Muita gente acredita que quanto maior a quantidade de creme dental, mais limpos e protegidos ficam os dentes, e por isso, exageram na dosagem. Mas como diz a velha máxima, tudo em excesso faz mal. Ao invés de ajudar, essa atitude pode prejudicar a saúde da sua boca, além de desencadear diversos outros problemas. Isso porque, o creme dental possui diversos aditivos químicos que em excesso podem ser prejudiciais.

Um destes aditivos é o flúor, prejudicial, a partir de uma determinada quantidade, principalmente para crianças. Quando utilizado em excesso, os dentes podem adquirir manchas brancas, conhecidas como fluorose. A substância também pode alterar o funcionamento da glândula tireóide.

Mas afinal, qual a quantidade ideal de creme dental para manter minha boca saudável?

Varia para cada fase da vida, dependendo da idade. Começa com o equivalente a meio grão de arroz, para crianças assim que começam a escovar os dentes. Logo depois, essa quantidade deve equivaler a um grão inteiro. Já na idade adulta, a quantidade ideal deve ser igual a um grão de ervilha. Mais que isso é exagero e além de prejudicar sua saúde, é desperdício.

Escovar os dentes várias vezes ao dia é outro exemplo de que quantidade não é sinônimo de qualidade. Uma boa higiene bucal faz toda a diferença. Mas sem exageros.
Consulte seu dentista regularmente.