VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM EROSÃO DENTÁRIA?

A erosão dentária é caracterizada pelo desgaste do esmalte dentário provocado pelo consumo de substâncias ácidas, açúcares e refrigerantes. A sensibilidade e a alteração de cor dos dentes são sinais percebidos inicialmente. A dentina, que é a camada mais interna dos dentes, fica exposta e revela uma coloração amarelada. As pontas dos dentes frontais também podem sofrer alterações de forma e ficar com a aparência transparente.

A erosão dentária é dividida em dois tipos: a extrínseca, decorrente de alimentos e bebidas ácidas e a intrínseca, quando é causada pelo ácido gástrico, geralmente associada a problemas gástricos ou psicológicos (bulimia).

Como identificar a erosão dentária?

O cirurgião dentista é o responsável por fazer essa avaliação.

O sintoma mais característico e desconfortável, sem dúvidas, é a sensibilidade. A dentina está exposta, uma vez que a camada de proteção (esmalte) está mais fina devido ao desgaste dentário.

O desconforto ao ingerir alimentos muito quentes ou frios se torna frequente. Outro hábito que gera a sensibilidade é a escovação com força. A força aplicada na hora da escovação causará a retração gengival, aliada ao desgaste que já está presente o desconforto será ainda maior. Se você tem esse hábito, elimine agora mesmo! O segredo é escovar suavemente.

Para manter a saúde bucal em dia, evite o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas e adote medidas de prevenção diárias. Não visite o dentista quando o problema piorar, o diagnóstico precoce pode impedir o avanço da erosão dentária.